Como me amar da maneira que eu sou em um mundo que dita padrões físicos, comportamentais e espirituais?

Algumas atitudes são cruciais para se amar.  Hoje eu quero falar do autoconhecimento. Ele é fator primordial para que se adquira confiança em si mesmo. Se   conhecer é algo transformador, traz luz para a consciência que muitas vezes se encontrava escondida. É descobrir a grandeza de ser único e individual, mas também, é enfrentar as próprias resistências e sombras, para só assim se transformar e voar em direção a verdadeira liberdade. Quando nos conhecemos, conseguimos lidar melhor conosco, com as pessoas e com o mundo a nossa volta. Quando sabemos quem somos e conhecemos os nossos pontos fortes, as nossas qualidades, os nossos talentos e os nossos dons, nós nos entendemos nos diversos aspectos de nossa vida. E isso nos fortifica. Nos tornamos mais leves, tranquilos e conseguimos lidar melhor com as outras pessoas com as quais nos relacionamos.

Uma pessoa que não se conhece, se ver através dos filtros do outro. Sua percepção de si mesmo, vem através do olhar do outro, um olhar muitas vezes distorcido, cheios de padrões e comparações. Isso causa dor, sentimento de menos valia, fracasso e baixa estima. Aquele que não se conhece, acredita não ser bom, belo, digno, inteligente e agradável o suficiente. Dessa maneira fica quase que impossível se amar. Você dificilmente confiará em quem você não conhece.

A pessoa que se conhece, sabe os seus objetivos de vida, sabe a sua missão, reconhece os seus pontos fortes, sabe até onde pode ir, sabe quando precisa mudar. Ela enfrenta suas questões de maneira forte e centrada. Reconhece as suas fragilidades e seus pontos negativos, os aceita e trabalha com hombridade para melhorá-los.  Descobre ainda, coisas magnificas dentro de si, que muitas vezes, estavam enterradas por vivencias, experiencias de vida e relacionamentos muitas vezes negativos ou fracassados.

Se conhecer é descobrir o ser único e maravilhoso que reside dentro de si.  De repente, você descobre que não é o ser social que representa, nem a profissão que exerce ou que escolheu para si. Descobre que não se limita a esse corpo físico que vê em seu espelho. Descobri que não é aquilo que um dia o outro falou, achou ou disse a seu respeito. E descobri, ainda que não é a visão muitas vezes distorcidas, que você teve de si mesmo. Visão essa, fruto muitas vezes de dores, sofrimentos, ou até mesmo sentimento de defesa.

A partir do momento que você se conhece um pouco mais a cada dia, você se fortifica. Com isso você pode trabalhar para melhorar e expandir os seus pontos positivos, ao mesmo tempo que pode também trabalhar para melhorar os pontos negativos, ou até mesmo alguma questão física, intelectual, ou comportamental que voce queira. Mas é importante voce saber que todas as mudanças e melhoras deverão acontecer primeiro de dentro para fora, e é isso que o autoconhecimento te ajudará a descobrir. Seu crescimento será em todas as áreas.

Quando você focar em você, no seu crescimento, no seu autoconhecimento, seu amor por si mesmo aumentará a cada dia.

O autoconhecimento não tem fim. Enquanto se vive, precisa-se caminhar por essa estrada maravilhosa que conduzirá a plenitude! Isso trará uma vida mais plena, e somente assim a existência terá real sentido.

Texto de autoria de Hérica Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by