Como trazer a paz de espírito para meu interior?

Muitas pessoas imaginam que a paz é algo externo e que para vivenciá-la, seria necessário tudo na vida está sobre controle, perfeito e livre de adversidades. Ou ainda, que para ter essa paz, precisaria ser iluminado e agraciado pelos céus. Porém, esses pensamentos são equivocados.

Se a sua paz depender das pessoas, do mundo e de acontecimentos de sua vida diária,  poderá sentir-se frustrado! Todas as pessoas enfrentam desafios, passam por situações ruins, lidam com pessoas difíceis e enfrentam pressões vez ou outra na vida. Se olharmos as circunstâncias externas, dificilmente conseguiremos encontrar tudo em absoluta perfeição tanto em nossas vidas, quanto no mundo ao nosso redor. Basta ligarmos os noticiários de tv, ler os jornais e revistas para nos depararmos com notícias ruins, fatos injustos, pessoas sofrendo, desastres e atrocidades. A mídia em geral, dá um foco maior para o lado sombrio da humanidade e do mundo. No entanto, abro uma pausa aqui, para esclarecer que na realidade, a maioria das pessoas não são negativas. E o mundo não é esse caos total que nos é demonstrado. Mas, infelizmente, isso é o que circula diariamente nos veículos de comunicação!

Ao contrário do que se pensa, a paz de espírito, não está condicionada a nada exterior. E muito menos a ser agraciado com esse dom pelos céus. Todos nós a temos no íntimo de nosso ser. No entanto, pode estar escondida por informações que nos chegam através das mídias, pelos obstáculos que lidamos em nossas próprias vivencias diárias, pelos nossos paradigmas e pelas nossa crenças limitantes.

Paz de espírito, é sentir uma calma, uma compreensão e um centramento diante da vida, mesmo quando atravessamos momentos difíceis. Paz de espírito, é uma singela aceitação daquelas circunstâncias que não cabe a mim mudar. É desapegar do passado. É se libertar da necessidade de controlar o futuro a qualquer custo. É abrir mão de tentar mudar ou controlar as pessoas. Paz de espírito é entender que a vida é movimento, que flui  e estar tranquilo para fluir com ela, ainda que não seja aquilo o que eu desejo no momento, mas mesmo assim, entender e seguir confiando sempre no melhor!

É interessante você saber que isso não é um dom que somente algumas pessoas são agraciadas. Como já foi mencionado anteriormente, todos nascem com a paz interna. Mas, caso não esteja vivenciando, precisará apenas iniciar o processo para senti-la.  Isso é algo individual que cada um deve procurar desenvolver! Tudo em nossa vida, sempre depende de uma ação. Atitude é tudo! Caso ainda não saiba por onde começar, comece praticando essas 6 dicas abaixo! Mas, antes de tudo, lembre-se: nada na vida é mágica! Tudo precisa de conhecimento, prática e repetição para se obter os melhores resultados. Agora é com você, siga em frente!

  1. Evite assistir notícias negativas! Eu sei que algumas pessoas vão dizer que é necessário se informar, mas tente se informar daquilo que é positivo! Procure por assuntos que edificam! Tenho certeza de que encontrará muitos! Se é para encher o subconsciente de informações, então faça com assuntos edificantes e que acrescentam positividade para sua vida!
  2.   Desista de uma vez por todas de tentar mudar ou controlar as outras pessoas! Pare e pense como é difícil mudar a si próprio! Veja o quanto de esforço precisamos fazer para mudarmos hábitos, atitudes e personalidade que desenvolvemos em nós. Agora, imagine querer mudar e controlar o outro! Ninguém é igual a ninguém em nenhum dos aspectos. Cada um pensa e ver as coisas por diferentes ângulos. Todos têm o seu próprio tempo de mudanças ou melhoras. Então, liberte-se disso e desfrute de uma paz interna que não possui preço!
  3. Aprenda a respirar com mais atenção!Comece aprendendo técnicas de respiração! Inspire profundamente, segure o ar e em seguida, transfira-o para baixo ventre e solte o ar lentamente! Faça isso algumas vezes durante o dia! Principalmente se estiver tenso, agitado, nervoso ou preocupado.
  4.  Relaxamento – Procure relaxar no seu dia-a-dia! A grande maioria das pessoas na atualidade possui uma vida corrida, agitada e cheia de compromissos. E realmente fica muito difícil manter uma calma e centramento, caso fique o tempo todo no automático e corre-corre diário. Escolha uma música suave que mexa com as suas emoções de forma positiva,  um relaxamento guiado ou mantra que você prefira  e deite-se com as luzes apagadas por pelo menos 15 minutos! Faça isso no mínimo 5 vezes na semana e depois perceba como se sentirá melhor!
  5.  Mantenha o contato com a natureza! Sempre que puder vá caminhar no parque em meio as árvores, sons das águas e dos animais! Sinta a vida! A energia da natureza é maravilhosa! E está lá o tempo todo para você. É um presente divino! E muitas vezes não se dá valor!
  6.  Meditação -Caso ainda não tenha o hábito de meditar, comece introduzindo-o em sua rotina! Não precisa ser aquelas meditações sentadas em posições determinadas e que exigem experiências. Comece simplesmente com as meditações curtas e guiadas, mas é importante que esteja sentado e com a coluna reta. Com o passar do tempo você pode aprender a meditar por mais minutos e em silêncio, para poder ouvir o seu eu interior! Existe cursos e pessoas especializadas nisso que muito podem ajudar.  

Todas essas dicas que passei aqui, ajudam. Existem outras. Pesquise e encontre aquela que melhor ressoa com a sua alma! Mas, lembre-se de que  tudo na vida precisa de disciplina e força de vontade para alcançar os resultados.

“ Qualquer ação direcionada sutilmente para os seus objetivos, já inicia o processo de mudança e libertação da zona de conforto.”

 Paulo Vieira

Texto de autoria de Hérica Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by