FILME A PROCURA DA FELICIDADE

Esse é um filme de drama, baseado em uma história real e possui uma fortíssima lição de vida e motivação. Retrata a vida de Chris Gardner, que passa a ter problemas financeiros. Ele rapidamente perde todos os seus bens materiais. Perde o  emprego, carro e até a casa em que morava. E por causa disso, a esposa o abandona. Mesmo enfrentando sérios problemas, Chris decide ficar com o seu filho de apenas 05 anos. Porém, por não ter mais trabalho, a situação se complica. E por não conseguir pagar o aluguel, é despejado do lugar que morava com o seu filho.  Chris perde quase tudo em sua vida, dinheiro, casamento, trabalho, carro e casa. Ele percebe que está sozinho e que perdeu quase tudo. Só não perdeu a dignidade, a esperança e a determinação.

Não foram poucas as noites que ele teve que perambular juntamente com o seu filho a procura de um lugar para dormir. Eles chegaram a dormir até em um banheiro de uma estação de metrô. Durante muito tempo, eles disputaram por uma vaga para passar as noites em albergues.

Certo dia, Chris tenta entrar para o grupo de funcionários de uma empresa de corretora de valores. Ele descobre que para conseguir, teria que fazer uma prova muito difícil e acertar mais de 90 por cento das questões. Ele consegue o estágio nessa empresa renomada, porém, precisa trabalhar por 6 meses sem remuneração. Foram dias de luta! Porém, ele fazia de tudo para que o seu trabalho fosse o melhor. Enquanto o tempo passava, ele se aprimorava cada vez mais na empresa.

Chris se torna obstinado por ultrapassar todos os obstáculos e conseguir vencer e mudar a sua vida financeira.


“Filho, nunca deixe que ninguém te diga que você não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela e ponto final.”
Frase de Chris, personagem do filme, dita para seu filho.

Lições retiradas do filme: esse filme possui muitas lições, mas vou citar aqui apenas 6 das quais considerei mais interessantes:

  1. Fé e esperança

Apesar de todas as dificuldades que Chris passou, não perdeu a esperança e a fé de que alcançaria uma vida melhor.

  • 2. Visão de futuro e a longo prazo – foco no objetivo

Chris mesmo vivendo um presente de escassez, desviou o seu foco das necessidades e transferiu para o  futuro brilhante que ele queria alcançar. A visão dele, foi simplesmente direcionada para frente. Ele conseguiu ver além das dificuldades presentes. E por isso, venceu.

  • 3. Responsabilidade pela própria vida

Chris em nenhum momento se vitimizou diante das dificuldades e obstáculos que enfrentou. Pelo contrário, percebeu que a se a realidade era negativa, caberia somente a ele transformá-la. E assim o fez.

  • 4. Estratégia – Chris traçou todas as estratégias que o levariam ao objetivo. Ele procurou, encontrou e observou aquelas que pessoas que seriam importantes para lhe ajudar a crescer. E a partir daí, desenvolveu uma boa estratégia de comunicação e agiu.
  • 5. Inteligência – Chris aceitou trabalhar na empresa por 6 meses sem nenhuma remuneração, mesmo no momento que mais precisava do dinheiro. E fez o melhor que pode.  Ele sabia que aquela oportunidade seria a chave para o sucesso em sua vida.
  • 6. Determinação – Chris se tornou disciplinado, obstinado e focado em seus objetivos e não desistiu até chegar onde ele sabia que merecia chegar.
Essa parte da minha vida, essa pequena parte, chama-se FELICIDADE”

Resenha feita por Hérica Rodrigues

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *