AUTOSSABOTAGEM – quem a tem não precisará de adversários

Autossabotagem, quem a tem não precisará de adversários! Esse é um comportamento comum em pessoas que possuem crenças limitantes. Está muito associado aos sentimentos de culpa e de medo.

Se dá na grande maioria das vezes, de forma inconsciente e está fortemente relacionada á maneira que cada pessoa foi criada e ensinada pelos seus cuidadores quando criança, desde sua primeira infância. Não é muito comum as pessoas crescerem acreditando em si mesmas e se valorizando. A maioria das pessoas são ensinadas a prestarem atenção em seus erros e em suas falhas. Ao invés de reforçarem as atitudes positivas e chamarem a atenção para a responsabilidade e consequências de seus atos, são lhes imputado a culpa e a necessidade de punição. E devido a isso, desenvolve-se uma baixa autoestima. Porém, não para por aí. Essas crenças se iniciam quando criança e vão se expandindo durante o decorrer de toda a existência e experiência pessoal de cada um. 

A autossabotagem leva o indivíduo a tomar atitudes que bloqueiam ou impedem o crescimento e desenvolvimento em uma, ou em várias áreas da vida. É como se fosse um círculo vicioso, onde as ações negativas são repetidas e reforçadas em todo o tempo.

Primeiramente gostaria de falar a respeito da culpa. Uma pessoa que tem o hábito de se culpar pelas situações que acontecem consigo mesma e com o próximo, ou que se culpa por atitudes passadas, mesmo que de maneira inconsciente, terá quase que certo autossabotagem. Isso ocorre, porque lá no seu íntimo, ela por se sentir culpada, acha que seria necessário se punir, para se libertar dessa carga emocional que tanto a machuca. É como se precisasse expurgar o sentimento de culpa. Mesmo que ele esteja ali, guardadinho e escondidinho pelo inconsciente.  Devido a isso,  essa pessoa quando está se sentindo bem em uma ou outra área da vida, toma atitudes que a prejudica, que a bloqueia e que a limita. E claro, se não merece, não pode crescer e ser feliz! Triste não é? Mas é assim que as coisas acontecem. (Para saber sobre o sentimento de culpa, acesse): https://pausaparaaquecerocoracao.com/2019/06/05/liberte-se-do-sentimento-de-culpa/

O segundo sentimento comum que desencadeia a autossabotagem é o MEDO.

O medo traz a ideia de algo desconhecido e novo. Algo que não seja muito claro, ou que foge ao controle. E por isso, seria melhor evitar correr riscos e se “jogar” naquilo em que não se sabe como será. O indivíduo escolhe permanecer onde está, mesmo que não seja uma situação ideal para ele. Pois, a situação conhecida, lhe traz segura, controle e conforto. Ele não acredita em si próprio. Acha que não dará conta, que não conseguirá e que irá fracassar. E por isso, o medo de tentar, de arriscar e de fazer. E as consequências disso é a estagnação.  

Algumas pessoas iniciam um projeto, mas desistem no primeiro obstáculo, ou as vezes, quando estão a caminho, dão um jeito de colocar tudo a perder. Outras nem chegam a tentar. Em todas essas situações é a voz interior maliciosa da autossabotagem que entra em ação.

A autossabotagem gera vários comportamentos prejudiciais para o crescimento, desenvolvimento e felicidade. Por isso, é muito importante identificá-la e trabalhar para eliminá-la.

Procrastinação, preguiça, começar algo e parar antes de terminar,desânimo, brigas, comodismo, inveja, falta de motivação , falta de foco, ansiedade, desorganização,  Falta de disciplina, vitimismo,  falta de autorresposabilidade e egoísmo… Existem muitos outros comportamentos sabotadores, além desses citados acima. O importante é você prestar atenção e ter em mente, que tudo aquilo que tirar o seu foco e lhe prejudicar, em qualquer área de sua vida, pode ser considerado um sabotador. Atente-se para o fato de que a autossabotagem, quem a tem não precisará de adversários. Se você possui, não existirá outro inimigo além de você mesmo, pois esse comportamento bloqueará o seu crescimento e desenvolvimento em todas as áreas de sua vida.

A melhor forma de trabalhar a autossabotagem, é cuidar da autoestima! O autoconhecimento é ótimo para isso.  Invista e desfrute de uma vida melhor!

Texto de autoria de Hérica Rodrigues

ATENÇÃO – Fique atento aos novos artigos que virão no blog, falarei de cada um dos sabotadores individualmente.

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *