DIFERENÇAS ENTRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS

Diferenças entre emoções e sentimentos. Emoções são estados mentais. São circuitos neurológicos que alteram todo o nosso organismo, devido nossa interação em um ambiente, ou devido a algum estímulo interno. Estão relacionadas ao nosso sistema de proteção. SÃO ESSENCIAIS PARA NOS PRESERVAR!

As emoções podem nos tirar do nosso controle e equilíbrio constantemente. Por exemplo, se você está caminhando na rua e de repente dá de cara com um cachorro bravo que vem correndo em sua direção, você não irá pensar se deve ou não se proteger. O seu instinto de proteção e  de preservação da vida vai ser acionado imediatamente. Nesse caso, o MEDO. Os seus batimentos cardíacos irão acelerar, as suas pernas ficarão bambas, suores serão liberados e você provavelmente irá sair o mais rápido possível dali. Isso acontece, porque o cérebro nesse momento libera os hormônios do cortisol e da adrenalina, acionando o estado de apreensão e de alerta de perigo, para que você se proteja e REAJA. É uma reação rápida e natural para AÇÃO IMEDIATA. As emoções provocam alterações em todo o corpo. São comportamentos necessários, automáticos e incontroláveis. Diante de um perigo, você não pensa, mas agi.  Você corre, grita, pede socorro, etc.

Lembranças também podem provocar uma reação emocional. Se você lembra de algo passado por exemplo, pode sentir emoções boas ou ruins. E isso depende do que aconteceu com você, se positivo ou negativo.

AS EMOÇÕES também têm a função de direcionar o nosso comportamento tendo a intenção de que nós nos adaptemos á algum ambiente e nos protegemos de outros. Hum!  Então as emoções seriam uma espécie de tentativa de nosso cérebro de nos proteger? Exatamente. Emoções são necessárias para gerar ações e atitudes que irão nos preservar fisicamente e emocionalmente.

As emoções são inconscientes e reativas. Ou seja, são liberadas no momento em que acontece algo externo ou internamente e a partir daí, gera em nós determinado tipo de  comportamento e atitude.  

SENTIMENTOS

Já os sentimentos são exatamente a percepção da emoção. Quando eu paro e percebo: “NOSSA QUE RAIVA EU ESTOU DESSA SITUAÇÃO”! Então, nesse momento eu tomei consciência, criei percepções mentais daquilo que ocorreu e que está acontecendo dentro de mim. A partir daí virou o sentimento. O sentimento é a percepção da emoção.

SENTIMENTOS são registros das emoções. As emoções deixam em nós uma marca e, isso chamamos de sentimentos. Por exemplo: ao vivenciar um momento importante para você, o seu cérebro registra e capta a emoção do fato. E depois, mais tarde quando você se deparar com algo que te lembra áquela situação ( um cheiro, uma imagem, uma música, etc), você poderá ter sentimentos bons ou ruins e, isso depende da emoção que você associou quando viveu aquele momento. É mais ou menos assim: se você vivenciou algo desagradável e resolveu na hora, então beleza! É provável que não sinta incomodo ao se lembrar posteriormente. Mas, se pelo contrário não resolveu, é muito, mas muito provável que ao se lembrar, você se sentirá mal novamente, como se ainda estivesse vivenciando aquela experiência passada. Da mesma maneira, se você experimentou algo de bom, ao se lembrar no presente, esses sentimentos serão agradáveis.  Tudo vai depender da emoção associada ao momento vivenciado.

As emoções são mais rápidas e momentâneas, inconscientes, imperceptíveis e até mesmo incontroláveis.  Os sentimentos são perceptíveis, conscientes e duradouros. O sentimento envolve as suas memórias, as suas lembranças, suas ideias, planos e projetos. Ou seja, você sempre tem consciência deles.

Caso se interesse, assista ao vídeo – Para que sentimentos as emoções “negativas”? Veja em https://www.youtube.com/watch?v=GwJd2NorrrY

Talvez além desse artigo Diferenças entre Emoções e sentimentos, você também goste de outros artigos aqui no blog. Acesse: https://pausaparaaquecerocoracao.com/2019/06/05/liberte-se-do-sentimento-de-culpa/

Texto de autoria de Hérica Rodriguess

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *