O poder das palavras

Olá pessoal! Bem-vindos ao áudio aqui do canal! Hoje iremos falar a respeito do poder das palavras na vida das pessoas. Primeiramente eu gostaria de falar para aqueles que não assistiram ainda, que tem outro vídeo que eu falo sobre o poder das palavras aqui no canal. É um vídeo bem completo e esclarecedor, com enfoque maior no  poder das palavras em nossas vidas. É importante que assistam a esse vídeo também e, se possível, primeiro, para você entender melhor sobre o assunto, pois esse aqui é continuação do vídeo anterior!

Vamos lá! O poder das palavras na vida das pessoas! Bem gente, antes de entrar especificamente na questão das palavras, vou explicar resumidamente para vocês, um pouco sobre como funciona o nosso cérebro quando ainda em desenvolvimento, ou seja, quando ainda somos crianças. Bem, todos nós seres humanos, nascemos com a mente limpa, o cérebro totalmente livre,  sem nenhum programa, e, prontos para sermos, digamos assim programados. E é de fato o que ocorre conosco. Tudo em que acreditamos, como a religião por exemplo, aquilo que temos como certo ou errado, moral ou imoral; a língua que falamos e, saibam vocês que até o tipo de alimentação que nós gostamos, foi nos ensinado. Foram programas que foram inseridos dentro de nós, quando eramos ainda bem pequenos. Eu posso apostar que você sabe que se tivesse nascido na China, falaria chinês, mas duvido que já tenha parado para pensar que se você tivesse nascido lá, gostaria de certos tipos alimentos bem diferentes dos quais hoje você gosta. Ou seja, até o tipo de alimento que preferimos, foi nos ensinado. E isso depende de onde e o que foi nos ensinado a comer.

Mas, para que eu estou falando isso?  Eu estou falando isso, para mostrar a vocês que assim como os nossos gostos, condutas entre o que é ético ou moral, tipo de religião, aquilo que pensamos se certo ou errado, alimentação, língua; assim como os conceitos que temos da vida, do mundo, das outras pessoas e, principalmente o que pensamos de nós mesmos, está ligadinho com isso. Está bem ali, coladinho com os programas que foram inseridos em nós, quando eramos pequenos.  Pelos nossos pais, tios, avós, professores, líderes religiosos e por aí vai… E UMA DAS FORMA DE INSERIR ESSES PROGRAMAS EM NÓS, É ATRAVÉS DAS PALAVRAS. A verdade é: nós fomos programados.

Como eu falei no vídeo anterior ( O poder das palavras), o inconsciente  é como um computador que executa os programas inseridos nele. Esses programas, que no caso  eu estou falando agora, são as palavras, que podem ser tanto positivas quanto negativas.  Se fossem sempre programas positivos seria ótimo! Mas, muitos e muitos desses programas são negativos e  podem nos gerar consequências para toda a vida. O grande problema é que isso se transforma em crenças internas, e, essas crenças é que estão enraizadas no nosso subconsciente, e muitas vezes nos impedindo de termos uma vida que tanto almejamos. O sistema de crença de um individuo é algo difícil de mudar, porém, não é impossível! Podemos sim, mudar isso.

 Na verdade, eu trouxe essa reflexão aqui hoje para chamar atenção dos pais, tios, avós, professores e cuidadores, para ficarem atentos com as palavras que direcionam aos seus filhos e as todas as outras crianças! Eu sei que muitos pais não fazem por mal, mas talvez alguns, em um momento de estresse, pode acabar proferindo palavras para os filhos e, sem saber, estar gerando uma crença limitante na vida daquela criança.  (Eu faço aqui uma pausa para explicar para vocês o que é crença limitante. É basicamente aquilo que acreditamos piamente como verdade, e, que estamos convencidos de que é assim mesmo, pronto e acabou). Então quando essa criança crescer, é provável que tenha sim, sérios problemas naquela  área que ouviu palavras  negativas na infância, na adolescência, ou até mesmo na vida adulta. Porém,  principalmente na infância, essas crenças são enraizadas no subconsciente mais rapidamente.

Outra coisa é que alguns professores, também podem cometer esse erro. Alguns podem fazer isso sem entender o verdadeiro poder castrador que tem uma palavra negativa na vida de uma criança.  Eu mesma quando criança, ouvi palavras negativas. Inclusive de professores. E eu confesso que ao me tornar uma adulta, queria encontrar-lhes para dar-lhes um sopapo na cara. Rssss!!! Brincadeira, gente! Deixa-me abrir um parêntese aqui, para dizer que ( eu não tenho nada contra os professores)! Eu também sou professora. Atualmente não estou dando aulas, mas já lecionei por 10 anos. E acho que os professores merecem todo o nosso respeito! Mas, infelizmente, existem alguns que cometem sim, esse erro! Em  todas as profissões, há Profissionais e profissionais! 

Mas,  voltando aqui: vou dar alguns exemplos de frases que não se deve falar para uma criança: “esse menino é danado.” “Deixa de ser lerdo!” “Encapetado!” Cuidado seu burro! “Olha só o seu amigo, como faz melhor que você!” “Seu irmão é melhor do que você.” “Você não vai dar nada na vida.” “Você puxou a família de seu pai ou de sua mãe, por isso não vai prestar.” “Deixa de ser preguiçoso!” “Atentado!” “Essa criança é tímida”. “Essa criança é perturbada.” “Essa criança é inquieta, é agitada.” “Ela tem dificuldade de aprender.” E por aí vai!  Eu poderia citar inúmeros exemplos aqui. Então faço uma alerta para vocês: fiquem atentos a isso! Se policiem!

Agora vamos falar do poder das  palavras nos relacionamentos! Qualquer tipo de relacionamento, familiar,  entre marido e mulher e de amizade… Muitas amizades são desfeitas, por causa de fofocas e conversas maledicentes. Brigas são instigadas por causa de uma palavra maldita ,agressões e até morte.

Existem pessoas que estão em depressão, por que deram ouvidos ás línguas maliciosas, maldizentes e perigosas. Existem pessoas que têm a língua como uma lâmina cortante e que a usam para ferir, para machucar, para maldizer e para ofender. Nós devemos usar a nossa língua para bendizer as pessoas! Para abençoá-las, para elogiá-las! E se você realmente não tem nada de bom para dizer para alguém, então fique calado! Pessoas que não se policiam ao falar, são detestadas, odiadas e não são bem-vindas onde vão. Por que sabe o que acontece na   verdade?  É que todo mundo vê e percebe pessoas maledicentes e fofoqueiras.

Uma coisa que acontece muito nessa era da internet: algumas pessoas se escondem por de trás de uma tela de computador e usam suas palavras para atacar e ferir as outras. Acreditando não serem descobertas. Ledo engano! Hoje já se consegue-se sim, e graças a Deus, descobrir alguém que se esconde através de uma tela de computador para cometer crimes de injúria, calunia, ofensa ou difamação!

A bíblia fala sobre as palavras em inúmeros versículos, e chama a nossa atenção para nos policiar a respeito disso:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” Efésios 4.29.

“O que guarda a sua boca, conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.” Prov. 13.3

“Até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que cerrar os seus lábios, por sábio.” Prov.17.28.

A resposta calma desvia o furor, mas a palavra dura, suscita a ira. Prov.15.1

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Tiago.10.3.

Nas palavras da boca do sábio, há favor, mas os lábios do tolo o devoram. Eclesiastes 10.12.

O hipócrita, com a boca danifica o seu próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento. Provérbios 11.9.

Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos ímpios anda cheia de perversidades.  Prov.10.32

Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. Prov. 18:6

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Prov. 15.1.

A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama, comerá de seu fruto. Prov.18.21

O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. Lucas 6: 45

Então é isso gente! São inúmeros versículos, eu li alguns para vocês. E eu encerro esse áudio, falando para vocês aqui o seguinte: nós não podemos nos esquecer que tudo o que fazemos vai e volta para nós! E isso não é crendice não. É uma lei universal e verdadeira. Basta fazer é esperar para ver os resultados. PALAVRAS SÃO SEMENTES, QUE UMA VEZ INSERIDAS NO SOLO, COMEÇAM A GERMINAR.  Então CUIDE DE SUAS PALAVRAS! Se por acaso, algum dia, plantou alguma semente ruim, tente destruir essa semente! Não a regue! Peça perdão e tente fazer diferente de agora em diante!

Se você tem plantado sementes benditas, regue-as, dia após dia! E espere a bonita colheita!

Plante sempre a semente do bem! E a sua vida com certeza será de paz!

Além desse áudio O poder das palavras na vida das pessoas,  assista também ao primeiro vídeo O Poder das palavras ! Isso o ajudará a entender a força que existe naquilo que você diz! Visite o canal da página no YouTube: Pausa Para Aquecer o Coração e veja!

Leia também sobre o amor próprio! Acesse em: 

https://pausaparaaquecerocoracao.com/2019/05/17/como-me-amar-da-maneira-que-eu-sou-em-um-mundo-que-dita-padroes-fisicos-comportamentais-e-espirituais/

Escrito por Hérica Rodrigues

 

 

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *