O primeiro da Classe – uma história de superação

Filme “O primeiro da classe” – uma história de superação. Esse é um filme baseado em fatos reais que conta a história de Brad Cohen, um jovem rapaz com uma deficiência conhecida como síndrome de Tourette ( Uma doença neurológica que provoca movimentos involuntários. São vários tiques motores e vocais). No caso de Brad, ele fazia alguns barulhos com a boca e as vezes mexia a cabeça, mas existem diversos movimentos desenvolvidos por diferentes pessoas. Estima-se que essa doença é mais comum em pessoas do sexo masculino.

Alguns exemplos desses movimentos provocados pela Tourette são :

  • Piscar repetidamente os olhos
  • Fazer caretas
  • Mover a cabeça de um lado para o outro
  • Tossir, pigarrear, fungar ou cuspir
  • Encolher ou sacudir os ombros
  • Esticar os braços, estalar os dedos, bater palmas ou fazer outros movimentos com os braços e as mãos
  • Chutar, saltar, rodar, torcer-se ou fazer outros movimentos com os pés e as pernas
  • Repetir determinadas palavras
  • Dizer palavrões (coprolalia) ou fazer gestos obscenos
  • Gritar, gemer, assobiar, grunhir ou emitir outros sons

As pessoas com esse problema, não conseguem controlar essas reações repentinas e repetidas provocadas pelo cérebro.

A história é interpretada pelo ator Jimmy Wolk, e relata a difícil trajetória de Brad, sempre cercado pelos preconceitos da própria sociedade. Cohen, enfrenta várias dificuldades para se posicionar no meio social de forma sadia, para encontrar um lugar no mercado de trabalho, e até mesmo para interagir com grande parte das pessoas. O rapaz é excluído e ridicularizado na escola desde da infância. O fato de ser menosprezado, provoca nele sentimentos de tristeza e impotência.

Durante toda a trajetória do filme, é demonstrado a luta de Brad, para ser visto como uma pessoa inteligente, capaz de trabalhar, estudar e ter uma vida normal, como as outras pessoas, e também o seu desejo e luta para conseguir um emprego como professor escolar infantil. Porém, não são raras as vezes que ele, apesar de toda a sua competência e qualificação, depara-se com o preconceito. Todas as portas são fechadas para ele. Brad, enfrenta muitas dificuldades na escola, onde os colegas o criticam e o menosprezam. Enfrenta dificuldades enquanto criança também na família, pois o pai não acredita que é um problema e torna-se um pouco frio com ele.

Brad passa momentos de muitas decepções, tristeza, e frustrações. Ele ouvi muitos nãos, mas não desiste de realizar o sonho de ser um grande professor. Ele continua, independentemente dos obstáculos e das dificuldades.

Mensagens retiradas do filme ” O primeiro da classe – uma história de superação: confiança, força, autoconfiança, fé, determinação, flexibilidade, aceitação, autoconhecimento, coragem, humildade e esperança.

Além dessa resenha: “O primeiro da classe” – uma história de superação, talvez você possa gostar de outras resenhas de filmes aqui do blog. Acesse em: https://pausaparaaquecerocoracao.com/?s=filme

Resenha escrita por Hérica Rodriguess

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by