A mania de perfeição – mais um sabotador da mente

A mania de perfeição – mais um sabotador da mente. A pessoa com o sabotador perfeccionista, busca extremamente a perfeição em tudo o que faz. Gosta de manter as pessoas, as coisas, o trabalho, a casa, os estudos, a profissão, enfim…  tudo em ordem. Isso é bom, porém, essa necessidade de ordem, passa dos limites da normalidade, e se torna excessivo. E essa necessidade de perfeição se torna um grande sabotador. E por que isso? Porque a pessoa fica meio que atrasada, ou até mesmo parada em colocar em prática as suas aspirações, pois espera que tudo saia certinho. Como dizem por aí, “tudo dentro dos conformes”, dentro de um script para que ela realize algo. Ou seja, dentro da mente do perfeccionista, há um modelo padronizado que ele julga correto, e enquanto não ocorrer tal perfeição, ele não irá colocar as coisas em prática. Isso o sabota, visto que ele não realiza os seus desejos e projetos, por achar na maioria das vezes que ainda não está bom. Muitas vezes, ele acha que ele precisa melhorar primeiro, aprender mais um pouquinho… E isso faz com que essa pessoa, perca muitas oportunidades.

A melhora de tudo o que fazemos vem com a prática e com a repetição. É o fazer que precisa ser feito! Precisamos ir fazendo e ajustando, errando e acertando! Não existe o perfeito, ou o 100 por cento correto.

Algumas características das pessoas perfeccionistas:

*Geralmente são muito metódicas e também pontuais. E aqui eu abro um parêntese, ( todas essas características são boas. Ser organizado, pontual, planejar e tentar cumprir o que foi planejado). O que não é legal, é quando isso se tornar em excesso, porque aí sim, além de sabotar a pessoa, faz com que ela fique estressada, e que  perca muita energia. Como já falamos, não existe tudo acontecer dentro de um script mental em toda a parte do tempo.

*   Algumas vezes se irritam facilmente, ao perceberem que as outras pessoas não são como elas.

* São altamente críticas. Critica aos outros e faz o mesmo consigo.

* Tem dificuldades de lidar com as críticas, pois como busca a perfeição, isso a perturba emocionalmente.

E agora eu faço uma pausa para que nós pensemos: a verdade é que todos nós precisamos saber identificar as críticas negativas, destrutivas e invejosas, daquelas que realmente têm algum fundamento! E nesse caso, utilizar das críticas, ou quem sabe dos feedbacks, pode nos ajudar a  melhorar em algum ponto. Isso é legal, porque permite que crescemos e melhoremos sempre! Ou seja, nos ajuda a evoluir. É claro, que existem aqueles que querem colocar os outros para baixo. Esses de fato, não merecem nenhuma atenção! O que eu estou falando aqui hoje, é que as pessoas que são perfeccionistas, possuem dificuldades de lidar com as críticas de um modo geral, o que as sabotam.

* Geralmente essas pessoas são muito “8 ou 80.” As coisas precisam ser como elas acham e pronto. Não aceitam muito bem as ideias contrárias ás suas.

*Os perfeccionistas só realizarão os projetos, planos e os objetivos, se tiverem certeza de que saíra tudo perfeito. E aqui é que reside outro problema. Sabe o que irá acontecer, enquanto não se mudar esse padrão mental? Correr-se o risco de a vida passar, e essas pessoas partirem desse planeta com os sonhos e projetos engavetados.

Na verdade, nós nunca estaremos prontos para nada.

“Nós nos aperfeiçoamos durante o fazer, durante o processo da realização. É enquanto se faz, que se aperfeiçoa. Portanto, não é esperar a perfeição para que se faça algo, mas é fazer para que se aperfeiçoe! “

Hérica Rodriguess

*Os perfeccionistas, pensam que sempre saberão como as coisas poderão ser feitas, e isso os impedem de se abrirem para novo, de verem as coisas por ângulos diferentes, e de aprenderem e conhecerem coisas novas e diferentes.

* Acreditam que sempre terão a solução para as situações.

Sentimentos recorrentes das pessoas perfeccionistas:

frustração, decepção, dificuldade com os outros, ansiedade,  medo das pessoas saírem do script e atrapalharem os seus planos, raiva das outras pessoas…

O fato de ser um perfeccionista, torna a pessoa:

inflexível e rígida, frustrada e decepcionada, e portanto com baixa confiança.

Para pensarmos:

A mania de perfeição, por ser mais um sabotador da mente, faz com que as pessoas tenham dificuldades e problemas nos relacionamentos, pois por exigirem muito, por querem muito a perfeição, e por serem pessoas muito “8 ou 80“, é meio difícil de agradá-las, pois como sabemos, é complicado as pessoas corresponderem as nossas expectativas o tempo inteiro. Os perfeccionistas, por não terem flexibilidade e uma visão mais expansiva e aberta, se tornam rígidos e difíceis de serem agradados. O que leva as pessoas que que convivem com ele, a si sentirem cansadas, e até irritadas, pois muitas vezes, apesar de ajudarem, ou realizarem alguma tarefa, ou colaboração, não obtêm a satisfação ou a gratidão.

Precisamos aceitar e respeitar as pessoas como são! Nós nunca mudaremos aos outros. Isso é apenas uma ilusão da mente que causa desgastes físicos, emocionais, perda de energia e atritos nos relacionamentos.

Então a dica que dou para aqueles que por ventura se sentem perfeccionistas, é a seguinte: não faça isso com você! RELAXE! Permita-se sair do padrão! Flexibilize-se! Isso trará mais leveza e qualidade de vida para você, para a sua saúde emocional e física, e ainda ajudará muito na sua relação com as outras pessoas.

Permita-se ver as situações por diferentes pontos de vistas! Não deu para fazer algo conforme esperava, então faça outra coisa! Busque alternativas! Seja maleável!

No final das contas, o que realmente vale a pena na vida, é a paz de espírito! O resto são apenas pequenas coisas! A vida é muito curta!

Quando menos se espera, se vai!

Então faça a sua vida leve!

Além desse artigo: ” A mania de perfeição – mais um sabotador da mente”, leia também a respeito da autossabotagem! Acesse em: https://pausaparaaquecerocoracao.com/?s=autossabotagem

Leia também a respeito do sabotador controlador! Acesse em:https://pausaparaaquecerocoracao.com/?s=O+controlador

Escrito por Hérica Rodriguess

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by