Como surgiu a Programação Neurolinguística ( PNL)?

A Programação Neurolinguística (PNL), surgiu na década de 70, quando foi desenvolvida por Richard Bandler e Jhon Grinder, dois nortes americanos, que buscam algumas respostas para os seus questionamentos. Eles queriam entender como algumas pessoas se realizavam, obtinham sucesso, e adquiriam vidas extraordinárias; enquanto outras não conseguiam os mesmos resultados. Eles procuravam ainda, entender qual seria a estrutura da experiência interna pessoal desses indivíduos em particular. Pretendiam também, descobrir como alguns profissionais, mais precisamente terapeutas, se destacavam dos outros, e como eles obtinham grandes resultados; de maneira muito mais rápida e eficiente em seus trabalhos, do que os outros terapeutas.

Richard Bandler e Jhon Grinder, chegaram à conclusão de que existiam fatores importantes que influenciavam para que essas pessoas alcançassem grandes resultados, enquanto outras não. Através dos seus estudos e pesquisas, eles descobriram que isso se dava, devido as informações inseridas no modelo mental de cada um. Ou seja, as experiências que essas pessoas adquiriam ao longo de suas vidas. Para que você possa entender um pouco melhor, vou dar a você uma resumida explicação de como isso funciona. É basicamente assim:

desde nossa formação como bebês, até a nossa infância, crescimento, e toda o decorrer da vida adulta; nós vamos adquirindo informações do ambiente em que estamos inseridos. Como por exemplo: dos familiares, da escola, dos professores, da cultura e do país aos quais pertencemos, da sociedade, da religião a qual nascemos, enfim… são inúmeros os fatores. O fato é que as informações que recebemos, captamos e processamos do meio ambiente, através dos nossos sentidos: visão, audição e pela cinestesia, vão contribuindo para a formação do nosso modelo mental, e de nossa visão de mundo. Tudo isso contribui para a formação das nossas crenças, (tanto as crenças positivas, quanto as negativas), bem como para a formação da nossa personalidade. Todos esses exemplos citados acima, dentre outros, influenciam no modo como agimos, e nos resultados que obtemos durante todo o decorrer de nossas vidas.

A pesquisa mostrou ainda que a eficiência dos resultados obtidos pelos terapeutas que faziam sucesso, era justamente a linguagem tanto verbal (a comunicação através da fala), quanto a não verbal (movimentos corporais ou faciais, gestos, enfim…) que eles usavam. A parti daí, Bandler e Grinder se perguntaram: ” Quais os tipos de comunicações seriam essas?” Então resolveram modelar essas pessoas de sucesso. (A modelagem em PNL, é o ato de seguir um modelo de alguma pessoa considerada excelente, e a partir daí fazer as mesmas coisas que essas pessoas fazem, com objetivo de se alcançar resultados semelhantes). Bandler e Grinder, descobriram que poderiam ter resultados tão bons e tão eficazes, quanto dos terapeutas que eles modelavam.

A parti daí, Richard Bandler e Jhon Grinder, reuniram e desenvolveram vários estudos e técnicas que hoje conhecemos como a PNL (Programação Neurolinguística); essa maravilhosa abordagem que mostrou, e tem mostrado cada vez mais eficiente no ramo da comunicação, ressignificação de experiências,  e transformação do comportamento humano!

Além desse artigo “Como surgiu a Programação Neurolinguística ( PNL)?” , leia outros artigos aqui no blog! Acesse em: https://pausaparaaquecerocoracao.com/category/comportamento/

Escrito por Hérica Rodriguess

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by