Programação Neurolinguística – PNL o que é isso?

Programação Neurolinguística PNL – o que é isso? Bem, vou tentar conceituar de uma maneira breve e resumida. A PNL é um processo que se ocupa da aprendizagem de uma melhor utilização e  gerenciamento do cérebro, com intuito de adquirir o seu melhor funcionamento e alcançar resultados mais produtivos. Ela busca o entendimento ou compreensão da maneira em que um indivíduo em particular, desenvolve determinado comportamento, baseado em suas experiências internas.  Ou seja, como seria essas experiências que esse indivíduo armazena  em suas memórias? Quais são as possíveis maneiras que estão sendo percebidas, codificadas, organizadas e armazenadas essas informações que tem gerado um comportamento X ou Y; que por consequência tem gerado resultados produtivos ou improdutivos na vida desse indivíduo?  

A PNL (Programação Neurolinguística), teve sua origem nos anos 70 por Richard Bandler e Jhon Grinder, através do desenvolvimento da técnica de modelagem, que trouxe mudanças eficientes e rápidas para o campo da terapêutica em um primeiro momento, mas que posteriormente essas mudanças se espalharam para as outras áreas do conhecimento.

A percepção que cada pessoa possui a respeito do mundo, das situações, das outras pessoas;  a maneira que essa pessoa de modo individual representa o seu modelo mental e sua visão de mundo,  bem como a maneira que esse indivíduo se comporta na vida, é uma maneira muito particular que está relacionada com a sua realidade interna. Sendo assim, a realidade de todo o mundo à sua volta, é percebida de acordo com as suas experiências subjetivas. E a PNL se ocupa do estudo desses processos de funcionamento comportamental e neurológico de cada pessoa de acordo com suas percepções.  

Toda pessoa que busque mudanças significativas em alguma área de sua vida, e ou em seus comportamentos, e deseja fazê-las através da PNL, a PNL irá trabalhar maneiras de modificar essas percepções, de ampliá-las, e de ressignificá-las. Sempre com intuito de promover mudanças perceptivas e automaticamente comportamentais; para que assim se adquira resultados satisfatórios nas diversas áreas da vida.

Programação Neurolinguística  – é a programação da mente, no sentindo de influenciá-la para atuar em sua expansão e autodesenvolvimento, seja em qualquer uma das áreas em que se desejar mudanças positivas e transformações. A PNL utiliza a linguagem para facilitar o trabalho de ressignificar e de aquisição de novas programações ou redirecionamentos da mente.  Ela busca utilizar a linguagem de maneira mais produtiva, mais profunda e mais efetiva, para direcionar a mente a alcançar  melhores resultados.

 A PNL pode ser utilizada tanto por pessoas que estejam insatisfeitas e que desejem modificar os seus estados atuais, quanto para pessoas que já estejam satisfeitas, mas que desejem alcançar melhores resultados de maneiras mais aceleradas.

Podemos ajudar as pessoas que estejam insatisfeitas com os seus comportamentos, e com os resultados obtidos e uma ou qualquer das 7 áreas de suas vidas, reprogramarem suas mentes, a fim de que possam ressignificar experiências e atingir resultados mais satisfatórios.

Além desse artigo “Programação Neurolinguística – PNL o que é isso?” Leia também o artigo como surgiu a PNL aqui no blog! Veja em: 👇 https://pausaparaaquecerocoracao.com/2020/06/22/como-surgiu-a-programacao-neurolinguistica-pnl/

Artigo escrito por Hérica Rodriguess
Practitioner em PNL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by