Arquétipos. Características de alguns animais de poder

Arquétipos, características de alguns animais. Hoje nós iremos analisar aqui alguns animais de poder. Uns são considerados positivos por muitas pessoas, e outros não tão positivos assim. Inclusive, alguns animais, são considerados negativos por muitas pessoas. Claro, existem animais que são mais poderosos e admirados pela imensa maioria. No entanto, todos possuem algum ponto a nos ensinar, seja em algum aspecto luz ou até mesmo sombra.

Atenção! Esse artigo é um complemento do meu vídeo do YouTube “ O que são arquétipos? ”

Antes de começar a leitura desse artigo, é importante que você saiba que as explicações das características arquetípicas dos animais abaixo, são apenas algumas. É claro que todos os arquétipos possuem muitas características. Eu trouxe aqui, apenas uma pequena parcela delas. Outra coisa que é muito importante de você saber, é que os arquétipos são neutros. Ou seja, suas características não são positivas ou negativas. Todos os arquétipos, podem nos remeter a nossos lados luz ou sombra. E tudo irá depender da energia que já está em nós ou das nossas próprias sombras projetadas neles. Todos eles podem desenvolver em nós, individualmente, características positivas ou negativas. Por isso é necessário nos autoconhecer e trabalhar as nossas sombras interiores, antes de usá-los! Temos que saber equilibrar o uso dos arquétipos! Temos que nos autoconhecer! Saber as nossas reais intenções, e a nossa capacidade de gerenciar tanto o lado sombra, quanto o luz! Quando ativamos um arquétipo, ele vem por  completo;  e pode despertar em nós características para o bem ou para o mal.

Veja abaixo o arquétipo de alguns animais:

O arquétipo do tigre

Representa coragem, otimismo e força para enfrentar desafios. Audição e olfato apurados, agilidade e rapidez. Esse animal é bastante solitário.

Se você é uma pessoa que está precisando de foco, o arquétipo do tigre pode ajudá-lo a ser mais focado naquilo que quer. Pode se ideal para aqueles que precisam de mais determinação, força e coragem para enfrentar os desafios! Porém, atenção! O tigre é um animal bravo e agressivo. E se usado sem sabedoria e moderação, pode levar a irritabilidade, nervosismo e consequentemente desentendimentos. Então, analise o seu temperamento, antes de usar! Se você é uma pessoa com tendência a agressividade e irritação, tenha cautela ou nem use esse arquétipo! Por outro lado, se você é tranquilo demais e gostaria de ter ação, coragem e agilidade, use-o!

Borboleta

O arquétipo da borboleta possui inúmeros significados. Vamos falar alguns aqui. Ela representa ressignificação, transformação, mudança, crescimento, desenvolvimento, frequência e movimento. A borboleta fica um período como lagarta embernada no casulo durante um certo tempo, para que posteriormente inicie um processo de transformação.  A borboleta, representa o arriscar para o novo, uma vez que através de sua libertação do casulo, adquire a liberdade e a beleza. A borboleta, representa ainda, delicadeza e fragilidade. Esse arquétipo quando ativado em nós, pode nos ajudar a ter a vida mais movimentada e trazer transformações. É interessante usá-lo, se almejamos mudanças! Porém, é importante saber se realmente se quer uma transformação, e em qual área da vida deseje essa transformação; para somente depois ativá-lo e direcioná-lo  para o objetivo específico! ATENÇÃO! Se usado sem conhecimento e  equilíbrio, esse arquétipo pode trazer inconstância, instabilidade, tendência para mudar de opiniões, falta de firmeza, volubilidade e até mudanças repentinas na própria vida nas diversas áreas.

Lesma

A lesma não é um animal admirado pelas pessoas em geral. Não será comum, alguém que goste desse animal, mas como eu o citei no vídeo sobre arquétipos, vamos relatar algumas características dele aqui! Na grande maioria das vezes, a lesma provoca asco e gastura naqueles que a encontram, justamente por ser um animal mole e úmido. Esse animal caminha muito devagar. Apesar da repulsa provocada na grande maioria das pessoas, inclusive em mim, esse arquétipo tem sim pontos positivos para nós analisarmos aqui. Por exemplo: As lesmas sobem em árvores, em paredes e andam por todos os lados, apesar de toda a sua lentidão. As lesmas também vivem praticamente em todos os lugares, desde da terra seca, até rios, mares e lagos, enfim… é possível encontrá-las em regiões muito frias ou muito quentes. E isso nos mostra a facilidade de adaptação desse animal. As lesmas trazem a mensagem da paciência e a importância de se respeitar o nosso tempo e também o tempo certo de todas as coisas, sem ansiedade e afobação. Pode ainda, nos mostrar a importância da adaptação em situações diversas da vida, e ter a calma  necessária para transformá-las.

Águia

Esse é um dos animais mais admirados pelas pessoas. E não é a toa. Ele é o arquétipo mais poderoso que existe. A própria bíblia cita esse animal e compara aqueles que confiam em Deus como águias que subirão e não se cansarão. É um arquétipo extremamente forte. Visão de longa distância. Visão holística e privilegiada. A águia representa liderança e controle, coragem, independência, espírito elevado. Ela voa nas mais altas alturas.  Representa também mudanças, transformação e evolução. APESAR DE TODOS OS PONTOS POSITIVOS DESSE ANIMAL, CUIDADO AO UTILIZÁ-LO!!! Pois uma vez ativado, esse arquétipo irá mexer em todas as áreas da sua vida. A águia requer movimento e mudanças para o progresso. E claro, o processo de mutação, com certeza irá tirá-lo de sua zona de conforto. Muitas vezes, podem ocorrer situações desafiadoras para você lidar, pois uma vez que você deseje as características desse arquétipo em sua vida, ele irá tirar você da zona de conforto, para trazer progressos; pois a energia e informação desse arquétipo, está relacionada com garra, força, poder e principalmente transformação.

Leia e também assista aqui, o artigo anterior e complementar a esse: ” O que são arquétipos? https://pausaparaaquecerocoracao.com/2020/12/07/o-que-sao-arquetipos/

Zebra

A zebra, representa autenticidade e individualidade. Suas listras representam sua unicidade.  As listras são únicas em cada uma das zebras. É como se fosse um registro, uma marca  que as diferenciam umas das outras. Também podemos observar nas zebras o equilíbrio dos polos, e o equilíbrio dos opostos, através de suas cores pretas e brancas. Outro ponto importante, é que vivem em grupos, e utilizam disso para se fortalecerem, pois isso as ajudam a se camuflarem e confundir predadores. É interessante dizer que, apesar das zebras viverem em grupos, mantêm sua individualidade. As zebras possuem a capacidade de viver em lugares difíceis e sobreviver neles. Esse arquétipo pode nos ajudar a desenvolver a capacidade de viver em grupos, a solidariedade, o equilíbrio dos polos em nossa vida; pode nos ajudar a preservar a nossa autenticidade e individualidade. E ainda, pode nos ajudar a entender que somos únicos em todo o planeta, apesar de nossas diferenças e individualidades. Porém, podem ser contraditórias, bruscas e agressivas. E lembre-se, as listras de cada uma das zebras são únicas. Elas representam a autenticidade!

Gato

O gato representa autoestima, autoconfiança, intuição, espiritualidade, sensualidade, independência, proteção, limpeza e cura energética, e limpeza física também; liberdade e beleza. É um animal considerado adaptativo e com grande autossuficiência. O gato não se prende a carinho e amor como fazem os cachorros, por exemplo. Eles gostam de receber carinho no tempo que eles decidem, mas não são dependentes emocionalmente disso. Possuem a capacidade de intuir pessoas e ambientes e o poder de ajudar purificá-los. A Cristina Cairo possui um livro que se chama “O poder dos gatos na cura das doenças”, onde ela fala por exemplo, que quando um gato deita em um local, significa que aquele local está com a energia densa ou até mesmo doente, e que o gato limpa esse ambiente. 

O gato é um ótimo arquétipo, mas tome um pouco de cuidado, se você já é uma pessoa muito sensível a receber e captar energias dos ambientes e das pessoas, pois esse arquétipo pode aumentar isso! Se você usá-lo, e não souber ou não fizer técnicas de limpeza e proteção, pode fazer com que você se torne muito sensível a absolver energias, o que pode causar desgaste energético.

Onça

O arquétipo da onça, como todos os felinos, é extremante poderoso! Representa esperteza, beleza, apreciação, respeito, coragem, solitude, agressividade, foco, determinação, libido em alta, força, sedução, autoestima elevada e respeito.

Se inscreva no meu canal do YOUTUBE aqui! 👇http://www.youtube.com/c/PausaParaAqueceroCoração

É interessante notar que a onça, por ser um animal territorialista, solitário e apresentar irritabilidade, pode agravar alguns desses aspectos na pessoa que o utiliza, caso já possua alguma dessas características muito forte em si!  Então, se você tem a tendência a ser uma pessoa solitária e a se isolar, não é interessante! Por outro lado, se você está precisando de mais autoestima, mais foco, mais coragem, e aprender a viver um pouco mais sozinho ou se está precisando aumentar a libido, pode ser legal ativar esse arquétipo!

Cachorro

O arquétipo do cachorro representa amor incondicional, lealdade, amizade. O cachorro é um animal fiel ao dono, e bastante apegado e gosta de receber carinho. É bem brincalhão e bastante sociável também. Algumas pesquisas descobriram que a ancestralidade dos cães, remonta aos lobos cinzentos. O lobo é um animal bastante sociável. Talvez se deva a isso a sociabilidade dos cachorros que encantam tanta gente.

O cachorro possui facilidade de perdoar e não guardar mágoas. É submisso, e é de certa forma “dependente” de receber amor, carinho e atenção de seus donos. O cachorro ama os seus donos e mesmo que sejam desprezados por esses, basta um carinho novamente, para que esses animalzinhos voltem correndo e feliz para seus donos. Algumas espécies podem ser mais dóceis e sensíveis e outros mais agressivos. E isso vai depender da raça e também da criação e adestramento que recebem. O cachorro é um arquétipo interessante quando se deseje desenvolver amor ao próximo, mais sensibilidade, facilidade de perdoar, sociabilidade, enfim… as características desse animal. Porém, muita atenção! Se você possui dificuldade de impor limites, de se fazer respeitado e valorizado, cuidado!   O uso desse arquétipo, pode ativar submissão, dificuldade de se impor e até mesmo uma dependência emocional do amor e atenção dos outros!

Continue a lendo aqui abaixo sobre os outros arquétipos, características de alguns animais!

Tartaruga

Este arquétipo, como todos os outros, pode nos remeter características positivas ou negativas. E tudo irá depender da energia que já está em nós ou das nossas próprias sombras projetadas neles. Geralmente muitas pessoas associam a tartaruga ao negativo, como por exemplo: lentidão, visto que anda muito devagar. É bom lembrar que esse animal emberna também e que geralmente sai para comer, e regressa novamente para seu habitat. O arquétipo da tartaruga possui também alguns pontos positivos. Por exemplo: a longevidade, e vida longa. Talvez isso se deva a sua tranquilidade. A tartaruga pode nos remeter a  firmeza, visto que tem um casco forte que a ajuda se proteger. NO ENTANTO, se você já se considera uma pessoa muito passiva, muito lenta para agir e para colocar ação e energia nos seus projetos, utilizá-la pode agravar ainda mais essas características e remeter a improdutividade, falta de ação e disposição para agir na vida! Lembre-se a tartaruga possui movimentos demasiadamente lentos e vive bastante tempo escondida. Se você já possui a tendência a se isolar, definitivamente não será um arquétipo favorável para você.

Formiga

Bem, vamos começar falando os pontos positivos desse arquétipo e depois os negativos que podem nos influenciar, dependendo daquilo que já temos dentro de nós. O arquétipo da formiga traz, paciência, estratégia, cooperação, organização, resistência e trabalho. A formiga representa também força e poder de construção, determinação, ajuda e trabalho em equipe. Mas Atenção! Para aqueles que já trabalham muito e possuem dificuldade para descansar ou relaxar, não é interessante utilizar! A formiga representa trabalho excessivo. Outro ponto, é que se você possui dificuldade em ficar sozinho ou desenvolver a sua individualidade, também não será legal, já que esse arquétipo está fortemente ligado a grupos! Porém, se você tem dificuldades de trabalhar em equipe, ela pode te ajudar! E ainda, se você está precisando de mais organização e resistência para cumprir os seus trabalhos, será bastante interessante usá-lo!

Papagaio

Em seu lado positivo – representa alegria, arte, beleza, brincadeira, saber o momento de falar. No lado negativo, representa falar demais e apenas repetir e imitar aquilo que os outros dizem. Representa ainda, barulho e incomodo por falar muito, falta de criatividade e até mesmo fofoca. Portanto, se você sente que tem a tendência a copiar as pessoas ou a não desenvolver seus próprios projetos, se você não consegue ser original ou se ainda percebe que tem tendência a se envolver em meio a conversas, evite esse arquétipo!

Além desse artigo, “Arquétipos. Características de alguns animais” . Talvez queira saber o que é arquétipo. Leia aqui: 👇 https://pausaparaaquecerocoracao.com/2020/12/07/o-que-sao-arquetipos/

Texto de autoria de Hérica Rodriguess

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by