FELICIDADE – COMO SER FELIZ? Existe um caminho para isso?

Felicidade é um assunto desafiador de falar. Acho que não existe regras ou técnicas para ser feliz. A felicidade é algo pessoal e subjetivo, uma vez que nem sempre o que significa felicidade para uma pessoa, significará o mesmo para outra . O que existe é uma força de vontade e uma decisão em ser feliz que deve partir de cada um. A vida é cheia de desafios, mudanças e muitas vezes obstáculos. E apesar de não existir regras para isso, há algumas atitudes que caso adotadas, contribuirão para infelicidade .

Em algumas definições dadas pelos grandes filósofos, felicidade é saber viver o presente, é autoconhecimento, gratidão, é ser responsável por si mesmo, contentar e aceitar a vida, enfim… São muitas os conceitos que encontramos.

Posso dizer que para termos a felicidade, não devemos condicioná-la a nenhuma situação ou pessoa. É Preciso buscar a felicidade interiormente.

No entanto, caso eu não me conheça, ficarei sempre na ilusão de encontrar a felicidade fora de mim. Ficarei na espera de que as coisas aconteçam para que eu seja feliz. ficarei na espera pelo amor e reconhecimento das outras pessoas, na espera da justiça do mundo, na espera pela paz externa. Ou seja, eu condiciono o meu bem-estar e felicidade a algo exterior. Muitas vezes adoto uma postura de vítima e passiva e ao invés de assumir uma postura ativa e agir para que as coisas melhorem, fico no anseio de que um dia, alguém virá ao meu encontro para me libertar do meu sofrimento e me trazer a tão sonhada felicidade. Outras vezes, a condiciono a algo material, a um relacionamento, ou qualquer outra coisa ou situação . Isso somente traz frustrações, decepções e portanto, a infelicidade.

Todos nós somos os responsáveis pela nossa vida. É preciso haver uma decisão em ser feliz!  Viemos a esse mundo sozinhos e iremos embora dele sozinhos. Precisamos assumir uma postura ativa, de construtores da nossa história! Devemos assumir o papel de dono das nossas vidas!

Você pode escolher ficar bem! Você pode procurar o que lhe faz se sentir bem!  Mas não condicione o seu bem-estar a nenhuma pessoa ou a nenhuma situação!  Você pode e deve querer tudo de melhor para a sua vida! E deve lutar por isso! Mas sem condicionar a sua felicidade a nada!
Você pode se sentir bem, contente, satisfeito, em paz e feliz pelo o que você já é, pelo que já tem dentro de você , enquanto ser humano e obra-prima e magnífica do grande Criador!

Quando você entrega para o outro, ou para uma situação o poder de lhe fazer feliz, automaticamente você se prende a essa situação ou a essa pessoa e perde o poder sobre o seu contentamento, o seu bem-estar e a sua felicidade. Dificilmente será feliz e terá paz de espírito! A vida é dinâmica! As coisas não funcionam exatamente e o tempo todo da forma que eu idealizo dentro de minha mente. As pessoas são diferentes umas das outras, e nem sempre o mundo será justo, correto e coerente.

Enquanto estivermos presos ao outro para nos sentimos bem e felizes, seremos constantemente frustrados. Não precisamos estar ligados ao outro para nos sentirmos bem. Devemos estar plenos em nós mesmos! Se conduzirmos as nossas vidas sempre com o desejo e o anseio por encontrar alguém para nos trazer a felicidade, a vida parecerá uma eterna contradição. E atrairemos muitas vezes, o contrário daquilo que queremos.

Se olharmos para dentro de nós, sem as nossas ilusões de que a felicidade é algo externo, e também sem as lentes distorcidas de um mundo que tenta implantar em nossas mentes a felicidade como uma coisa ou uma situação, começaremos a perceber que podemos ser felizes apesar das circunstâncias. Isso é um estado de calma, de tranquilidade e de paz! Isso, creio que seja felicidade! A felicidade é paz de espírito e para que a alcancemos, precisamos percorrer os caminhos maravilhosos do autoconhecimento .

Sua visão se tornará clara, somente quando você olhar para o seu coração. Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta” . Carl Jung

Texto de autoria de Hérica Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by