LIVRO: O PODER DO AGORA de Eckhart Tolle

Você deseja entender mais a respeito do ego e o controle opressor que a mente tenta exercer a todo momento sobre você? Busca pela paz de espírito e uma forma mais leve para conduzir a vida? Então, leia o Poder do Agora de Eckhart Tolle


Este é um livro interessante que trata a respeito de como aprender a estar no momento presente.

O livro tem como mensagem principal a necessidade de nos desvincularmos do passado, e deixar todas as possibilidades de resíduos acumulados por algo que já se foi para atrás. A maior parte do tempo de nossas vidas, estamos com a mente voltada para situações passadas, remoendo acontecimentos, situações, mágoas e culpas, ou estamos no futuro, preocupados com o amanhã. Raramente estamos no presente, no momento. Fazemos isso de forma automática. Esses são os motivos que muitas pessoas vivem ansiosas, presas em suas preocupações e medos. Outras atraem doenças físicas e emocionais, como a depressão, por exemplo.

 Ficar remoendo coisas que já passaram, não é o caminho para aqueles que buscam viver plenamente.  Ao mesmo tempo em que precisamos deixar as preocupações com o futuro. O melhor a fazer, é libertar-se do medo e afastar a ansiedade, para que possamos alcançar a paz interior. O presente é onde realmente a vida acontece.

O livro parte de uma abordagem de que devemos aprender a aceitar as situações e enfrentar as consequências de tudo o que nos acontece. Não deixar que fatos ocorridos tirem a nossa paz interior e nos impeçam de viver o presente.

O autor discorre sobre a importância de estarmos atentos ao nosso ego, pois esse, exerce um grande controle sobre a mente e com isso causa perda de energia e da paz espiritual, bloqueando as chances de sermos felizes. O ego é uma ilusão, é algo que a mente utiliza para manter o poder e o controle. Viver em função do ego, é viver centrado no exterior, naquilo que está fora de nós. O ego constantemente liga-se as opiniões e julgamentos dos outros e busca a aprovação. Condiciona a felicidade aos acontecimentos externos, a bens matérias, as diversões, etc.  A verdadeira felicidade você somente encontrará quando olhar para dentro, quando se sentir bem consigo mesmo.

Eckhart Tolle, afirma que a mente precisa ser silenciada de vozes internas que trabalham dentro dela. Essas vozes que muitas vezes trazem preocupações, temores, medo do futuro, ansiedade, preocupação com as opiniões, julgamentos e medo de não dar conta.

A verdadeira felicidade virá através da paz. E a paz não pode ser encontrada fora de nós. A paz precisa estar dentro de cada um. No entanto, não podemos senti-la com uma mente agitada. Precisamos silenciá-la.

O autor mescla ainda o conceito de todas as religiões para reforçar a essência da fonte e potencial interior que reside dentro todas as pessoas.

“Você está aqui para possibilitar que o propósito divino do universo se revele. veja como você é importante.”

Eckhart Tolle

Vou citar aqui abaixo, apenas 5 dos inúmeros exercícios que o autor ensina no livro. Esses exercícios são para afastar os sofrimentos causados por barulhos da mente que nos impedem de estar no presente:

1.Onde quer que você esteja, esteja lá por inteiro

“Se você acha insuportável o seu aqui agora e isso lhe faz infeliz, você tem 3 opções: Abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você deseja ter responsabilidade pela sua vida, deve escolher uma dessas opções e faze-la agora. Depois arque com as consequências sem desculpas, sem negatividade e sem poluição física. Mantenha limpo o seu espaço interior.”

2. A consciência é o caminho para escapar do sofrimento

“Concentre sua atenção no sentimento dentro de você. Reconheça que é sofrimento. Aceite que ele esteja ali. Não pense a respeito. Não permita que o sofrimento se transforme em pensamento. Não julgue e nem analise. Não se identifique com o sofrimento. Esteja presente e observe o que está acontecendo dentro de você. Perceba não só o sofrimento emocional, mas também a presença de alguém que observa, o observador silencioso. Esse é o poder do agora, o poder da sua própria presença consciente. Veja então o que acontece.”

3. A aceitação do agora como ponto fundamental para a sua paz interior

“Olhe para uma situação específica e pergunte-se: há algo que eu possa fazer para mudar essa situação, melhorá-la ou me retirar dela? Caso haja, tome uma atitude adequada, evite deixar a mente traçar mil e uma possibilidades de resoluções futuras. Você pode até planejar uma estratégia, mas certifique-se de que não irá deixar aquela voz interior ficar projetando possibilidades futuras dentro de sua mente. Caso, não haja nada mais o que fazer, aceite, e entregue. Isso lhe trará paz, lhe colocará no presente e automaticamente te libertará do medo, da culpa e da ansiedade, enfim…  Você terá mais paz, mais presença e a luz estará presente em sua consciência.”

4. Viva todos os momentos no presente

“Esteja por completo em tudo que você fizer. Esteja concentrado e por inteiro. De sua total atenção para as atividades que você estiver fazendo no agora. Desfrute do fluxo de energia de cada momento.  E sinta então todo o estresse se dissolver.”

5. Exercício que o ajudará a sentir a presença, silenciar a mente e fortalecer o sistema imunológico

Para ser feito a noite no momento de se deitar e também de manhã, ao levantar.

“Deite-se e escolha partes diferentes de seu corpo para voltar a sua atenção, pode ser mãos, pés, abdômen, cabeça, braços, ombros, pescoço. Sinta o campo de energia em torno dessas partes de seu corpo e deixe mais ou menos por 15 segundos em cada uma dessas partes. Deixe sua atenção percorrer pelo seu corpo como uma onda dos pés a cabeça e da cabeça aos pés. Em seguida sinta todo o seu corpo como um campo de energia único. Mantenha esse sentimento por alguns segundos, esteja intensamente presente em cada célula de seu corpo durante esse tempo. Não se preocupe se a mente, ocasionalmente, conseguir desviar a sua atenção para fora do corpo e se você se perder em algum pensamento. Assim que você perceber o que aconteceu, retorne a sua atenção para o seu corpo interior.”

Todos esses 5 exercícios citados acima foram retirados do livro

Termino essa resenha com uma frase de Eckhart Tolle

“Se queremos realmente mudar nossa vida, precisamos começar neste momento. Viver no agora é o melhor caminho para a felicidade e iluminação.”

Resenha do livro “O Poder do Agora”  de Eckhart Tolle

Escrito por Hérica Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by