Filme Forrest Gump – o arquétipo do puro e as lições maravilhosas para vida!

Filme Forrest Gump – o arquétipo do puro e as lições maravilhosas para vida! Um filme de 1994 de drama e romance. Uma bela e emocionante história de superação que conta a trajetória de um garoto com uma deficiência nas pernas.  A história se inicia com Forrest sentando em um banco de praça, abrindo uma caixa de bombons e contando histórias de sua vida para desconhecidos que se sentavam ao seu lado. “A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar.” Frase falada por sua mãe, lembrada por ele e dita para seus companheiros desconhecidos. E assim, ele começa a sua narrativa, desde de sua infância, até a sua vida adulta.

Forrest, um garoto com problemas nas pernas, diagnosticado com Síndrome de Asperger, com QI baixo e raciocínio lento. E devido a essas questões, foi inúmeras vezes motivo de chacotas e bullying entre as outras crianças. Foi desprezado, foi alvo de preconceito e foi subestimado por muitos adultos. Forrest usava um aparelho nas pernas que dificultava bastante os seus movimentos e sua caminhada. Um garoto de cidade simples que foi criado apenas pela mãe. Uma mãe que  diga-se de passagem, exerceu um papel fenomenal na criação do filho e na construção de sua autoestima. Forrest, apesar de todas as suas limitações, jamais se sentiu vítima ou inferiorizado. Ele sabia de suas dificuldades, mas em nenhum momento deixou com que isso fosse impedimento para fazer as coisas que ele decidia fazer. Porém, em sua infância, aconteceram situações difíceis que o entristeceram. E uma delas é principalmente na escola, onde sofria bullying e perseguição das outras crianças. Mas é em meio a essas dificuldades que ele conhece Jenny, uma linda garotinha que é criada por um pai alcoólatra e abusador. E que devido a sua infância também difícil, cria um grande laço de amizade com Forrest. Ela se torna sua grande amiga de infância. A amizade dos dois se estende pela vida deles, e posteriormente evolui para um grande amor.

Certo dia, Forrest perseguido pelos garotos da escola, que tentavam agredi-lo e faziam bullying, começa a correr, porém os aparelhos que ele usava nas pernas, o limitava; mesmo assim, continuava correndo cada vez mais veloz. Até que de repente, os aparelhos se soltaram e ele conseguiu escapar dos garotos. Forrest descobriu nesse momento, a sua grande força interior e seu potencial para corrida.  E a partir desse dia, ele se viu livre dos aparelhos que usava nas penas.

O tempo passou, e  por conta de sua habilidade em correr, Forrest é convidado para fazer parte da equipe de futebol da sua escola e posteriormente da Universidade. Sua vida nunca mais seria a mesma. Com passar dos tempos, é convocado para servir na Guerra do Vietnã. Lá, conhece Bubba, que se torna seu grande amigo. Os dois fazem um pacto que depois que terminasse a guerra, comprariam um barco e passariam a vender camarões. Mas, infelizmente, Bubba acaba ferido e morto na guerra. No entanto, mesmo assim, Forrest decidiu cumprir o desejo do seu amigo. Ele compra um barco e passa a pescar camarões. O que também torna um sucesso.

A vida de Forrest vai se desenvolvendo e tendo muitos acontecimentos marcantes que o promove ao sucesso. Tudo em que ele era escalado e decido a fazer, ele fazia com maestria. Posteriormente, se transformou em um grande jogador de tênis que o tornou famoso e lhe rendeu bastante dinheiro.

O tempo passa, muitas coisas acontecem na vida de Forrest e Jenny. Entre encontros e desencontros, os dois acabam se separando várias vezes. Até que um dia ele reencontra Jenny, a pede em casamento, mas ela rejeita o seu pedido. Então, Gump fica profundamente triste e decide começar uma maratona de corrida pelos Estados Unidos. Ele passa 3 anos e meio de sua vida correndo.

Podemos ver claramente o arquétipo do puro no personagem de Tom Hanks. Forrest Gump, age movido por suas vontades. Seus desejos de se lançar nas atividades que lhe impulsionam, são suas motivações. Gump, era movido por suas vontades.  Com sua pureza, com seu desejo de agir e ainda de ajudar as pessoas, mergulhava no desconhecido e assim conseguia a sua autorrealização. Disposto a experimentar a vida, ele agiu com liberdade para viver quem ele era. Sempre com positividade, com pureza, com inocência e até confiança nas pessoas. Forrest se entregou sem medo em suas aventuras pela sua vida. Apesar de suas limitações e dos seus perseguidores ( a deficiência, o bullying, as dificuldades), buscou ser quem realmente ele era, viver com alegria, com intensidade, e confiou na vida. Forrest era espontâneo e simples.

Outra mensagem que podemos retirar desse filme, é que as adversidades ou as possíveis limitações que nos apresentam perante a vida, podem nos impulsionar para nos desenvolvemos, uma vez que nos força a sair de nossa zona de conforto. As dificuldades podem nos ajudar a quebrar limites, a vencer os nossos inimigos, sejam eles físicos, materiais ou até mesmo espirituais. As adversidades e os obstáculos, muitas vezes são bênçãos disfarçadas de derrotas; porém o desfecho de como cada história irá terminar, dependerá da postura que cada um adotar. Forrest saiu de sua zona de conforto, no dia em começou a correr para se defender dos garotos que o perseguia. Naquele dia, em meio as suas maiores dificuldades, ele descobriu que detinha uma força e talento que jamais havia imaginado.

Além dessa resenha Filme Forrest Gump – o arquétipo do puro e as lições maravilhosas para vida!” Talvez você goste das resenhas de outros filmes aqui no blog. Visite em:👇🏼

https://pausaparaaquecerocoracao.com/?s=filmes

Visite meus canais no YouTube! Canal Hérica Rodriguess sobre autoconhecimento e comportamento. Visite aqui: 👇🏼

http://bit.ly/hericarodriguess

Visite meu canal sobre reflexões, Ho’oponopono, meditações e orações em:👇🏼

https://bit.ly/hooponoponohr

Resenha feita por Hérica Rodriguess

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!